FITOTERÁPICOS

Fitoterapicos

Fale com a gente pelo nosso atendimento via WhatsApp

(11) 99423-4853

A fitoterapia é o ramo da ciência médica alopata que utiliza os fitoterápicos (produtos obtidos de plantas medicinais ou de seus derivados com finalidade profilática, paliativa ou curadora).

O uso das plantas medicinais para o tratamento e cura de doenças é tão antigo quanto o processo histórico de desenvolvimento das culturas e civilizações. A partir do uso e estudo das plantas foi possível o desenvolvimento dos tratamentos homeopáticos e alopáticos em conjunto com as descobertas e sínteses orgânicas de novos fármacos.
A retomada do uso tradicional das plantas medicinais fez com que a fitoterapia tivesse sua inserção na medicina oficial moderna. Isso se deveu a uma série de fatores como: o aumento dos estudos científicos que garantem eficácia e segurança do uso, o fácil acesso da população às plantas e a inserção da fitoterapia no contexto cultural da população através de formas simples de preparação como, por exemplo, os chás medicinais.

Outras formas do uso das ervas medicinais:

● Os Banhos com ervas medicinais são uma terapia complementar para o cuidado da pele devido às propriedades terapêuticas presentes nas plantas, podendo atuar como hidratantes, cicatrizantes, antiinflamatórias e analgésicas. Entre elas, algumas detém um potencial aromático que relaxa o corpo, a mente e proporciona uma sensação de bem-estar pleno. Consulte um profissional, ele indicará quais banhos medicinais são mais adequados para você.

● A Compressa tem diversas aplicações, desde em casos como picadas de insetos, ferimentos, inflamações na pele até no aliviamento de dores reumáticas, cólicas abdominais e renais. No preparo da compressa, basta realizar uma infusão ou decocção, como no preparo de um chá medicinal, porém mais concentrado. Em seguida, umedecer um pano limpo na mistura e comprimir no local desejado.

● No Gargarejo, assim como nas compressas, é feito o preparo de chás concentrados que são ideais na hora de fazer os bochechos, pois agem de maneira eficiente no local tratado. As plantas utilizadas costumam conter propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas como, por exemplo, a romã e a sálvia no tratamento de doenças da orofaringe.

 

● O Cataplasma é uma modo tradicional de preparo dos “curativos”, onde as plantas frescas são socadas até formarem uma pasta que, depois de aplicada aos ferimentos, se torna seca. Durante esse processo, os princípios ativos da planta agem desempenhando suas propriedades e efeitos terapêuticos.

● As Inalações também são preparadas como chás, mas, diferente da infusão onde a água em ponto de fervura só é despejada na planta, a fervura do líquido e da planta são feitas ao mesmo tempo, ou seja, por uma cocção. Através deste procedimento tem-se a evaporação da água e liberação dos compostos aromáticos das ervas sendo que estes devem ser inalados. Para isso, plantas com propriedades calmantes, broncodilatadoras, antitussígenas e anti-inflamatórias são indicadas no tratamento do estresse, insônia e afecções respiratórias.

 

Na Farma Prunus trabalhamos com a manipulação de extratos vegetais secos na forma de cápsulas, feitas de gelatina ou vegetal, contendo o pó/extrato da planta medicinal e também de extratos líquidos como as tinturas vegetais e xaropes. Além da venda de chás e ervas medicinais, trabalhamos também com os fitocosméticos do laboratório Panizza, renomado por sua excelência em fitoterápicos. Confira nossa loja!